Notícias do Portal

Fiscalização=Geolocalização

TCE-PR conhece tecnologia que permite fiscalização remota por todo o estado

O conselheiro Fabio Camargo, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, e o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, conheceram um sistema inovador de geolocalização, que pode auxiliar na fiscalização remota e em tempo real de contratos e serviços realizados em todo o estado.

A tecnologia, apresentada nesta sexta-feira (5 de fevereiro), garante mais agilidade no controle e maior transparência na aplicação do dinheiro público. Também participaram da reunião a diretora-geral, Regina Cristina Braz; o coordenador-geral de Fiscalização, Rafael Ayres; e o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal, Wellington Glass da Silva.

O dispositivo funciona a partir de uma plataforma online de gestão, sendo acessada em qualquer terminal com internet, e por meio de um aplicativo de smartphone. É possível monitorar todas as etapas do serviço prestado, nos locais e horários determinados por uma ordem de serviço pré-estabelecida. Evitando, assim, fraude em planilhas e medições.

O presidente do TCE-PR ficou bastante entusiasmado com a inovação e com o avanço que traria no trabalho de fiscalização. Segundo Fabio Camargo, uma das prioridades da sua gestão nos próximos dois anos será o investimento forte em tecnologia no processo de acompanhamento da receita e despesa do estado e dos municípios.

"Estamos estudando e conhecendo várias ferramentas tecnológicas que podem auxiliar o trabalho dos servidores do Tribunal. O emprego cada vez maior da tecnologia no trabalho de fiscalização é um caminho sem volta", ressalta Camargo.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Cadastre seu e-mail e receba novidades