Notícias do Portal

Licença Sanitária-Escolas

Fiscalização do TCE-PR leva 12 escolas, de 6 municípios, a obter licença sanitária

Graças à fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas, 12 escolas, de seis municípios paranaenses, obtiveram licença sanitária de funcionamento, oferecendo mais segurança e melhores condições de aprendizado aos estudantes. Documento administrativo expedido pelo órgão de Vigilância Sanitária local, a licença atesta que o estabelecimento possui condições de operação físico-estruturais e sanitárias para desenvolver suas atividades.

Os estabelecimentos de ensino que obtiveram licença sanitária após fiscalização do TCE-PR estão localizados nos municípios de Antônio Olinto (Sul do Estado), Assaí (Norte Pioneiro), Céu Azul (Oeste), Pontal do Paraná (Litoral), Querência do Norte (Noroeste) e Tunas do Paraná (Região Metropolitana de Curitiba).  São centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais, urbanas e rurais. O município com mais estabelecimentos é Assaí (cinco), seguido de Querência do Norte (três) e os demais, com um cada.

A obtenção dos alvarás da Vigilância Sanitária foi confirmada pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX), unidade responsável por verificar o cumprimento das decisões tomadas pelos órgãos colegiados do TCE-PR por parte das entidades sob sua jurisdição. As irregularidades haviam sido apontadas em auditorias realizadas nos Planos Anuais de Fiscalização (PAFs) de 2017 e 2018 do Tribunal. Já o cumprimento das recomendações pelos municípios foi monitorado pela CMEX nos PAFs de 2019, 2020 e 2021.

 "No monitoramento, confirmamos que todas as escolas que não possuíam licença sanitária quando a fiscalização presencial foi executada já obtiveram o documento", afirma o gerente de Monitoramento da CMEX, Jeferson Silveira. "Isso comprova que a fiscalização do Tribunal contribuiu efetivamente para melhorar as condições do ensino fundamental nesses municípios."

 

Monitoramento

A fiscalização por monitoramento ocorreu mediante a abertura de Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA), com a notificação dos gestores e controladores internos por meio do Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) do Tribunal, após o prazo concedido para a adoção das medidas recomendadas visando à correção das impropriedades comprovadas nas auditorias.

Após as análises pelos técnicos da CMEX, as conclusões e os respectivos encaminhamentos são expostos nos relatórios finais de monitoramento, podendo ser acessados pelo Portal e-Contas Paraná. Já os resultados, após a necessária validação, ficam disponíveis para visualização no site do TCE-PR.

 

Mapa interativo

Todos os achados e as recomendações feitas pelo TCE-PR a partir das auditorias presenciais realizadas nas edições de 2016 a 2018 do PAF estão disponíveis para consulta em um mapa interativo, publicado no portal do Tribunal na internet. O objetivo do material é facilitar a consulta e a compreensão de informações técnicas e estimular o cidadão a exercer o controle social do gasto e das políticas públicas executadas em seu município.

 

ESCOLAS QUE OBTIVERAM LICENÇA SANITÁRIA

PAF  2017

Município

Escola

Pontal do Paraná

CMEI Guaruçá

Tunas do Paraná

CMEI Araci Santos Cordeiro

 

PAF 2018

Municípios

Escolas

Antônio Olinto

Escola Municipal do Campo João Francisco Siqueira

Assaí

Escola Rural Municipal Padre França Wolkers

Escola Municipal Maria José Silva Santos

Escola Municipal Maria Mitiko Tsuboi

Escola Municipal Princesa Izabel

Escola Municipal Rotary Club

Céu Azul

Escola Rural Municipal José Bonifácio

Querência do Norte

Escola Municipal Gilberto Conceição Borsatto

Escola Municipal Monteiro Lobato

Escola Camponesa Municipal Chico Mendes

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Cadastre seu e-mail e receba novidades