Notícias do Portal

Plano Anual de Fiscalização

Auditoria do TCE-PR verifica condições de mobilidade urbana em Colombo

 Tribunal de Contas do Estado do Paraná realiza, nesta semana, auditoria presencial sobre as condições de mobilidade urbana em Colombo, município da Região Metropolitana de Curitiba. A auditoria integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do TCE-PR.

O trabalho é executado pelos auditores de controle externo Amanda Munhoz Buba, Luciana Tiemi Katto - servidoras da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) -; e Cezar Ricardo dos Reis, da Diretoria de Planejamento (Diplan).

A atuação de equipes multidisciplinares faz parte de uma iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do TCE-PR a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo. Os trabalhos de campo são sempre acompanhados por pelo menos um servidor da CAUD, que coordena o processo de auditoria.

Segundo Amanda Buba, gerente do PAF Mobilidade, o foco principal do trabalho é avaliar se as ações da gestão municipal fomentam a mobilidade urbana sustentável, nos moldes da Política Nacional de Mobilidade (Lei n° 12.587/2012), sobretudo no que diz respeito à priorização dos modais de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.

Os objetivos da fiscalização são verificar se os processos de tomada de decisão com impacto direto na mobilidade são institucionalmente articulados e objetivamente fundamentados; se os investimentos públicos estão alinhados ao planejamento municipal da mobilidade e favorecem modais mais sustentáveis; se as políticas de planejamento territorial, inclusive as relacionadas a questões interfederativas, concorrem para a promoção da mobilidade sustentável; se o município atua para melhorar a segurança e viabilizar condições físicas que estimulem deslocamentos urbanos em modais prioritários; e se o município atua para conscientizar a população e incorpora sua participação no processo de implementação contínua da política de mobilidade urbana.

O escopo da auditoria de mobilidade urbana foi definido a partir de um piloto realizado em Almirante Tamandaré, também na Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho embasou as fiscalizações na área que estão sendo executadas, ao longo do ano, pela CAUD, em cumprimento ao PAF 2023 do Tribunal. A auditoria já foi realizada em Arapongas (Norte do Estado) e Piraquara (RMC).

Com essa fiscalização, o TCE-PR auxilia os gestores dos municipais visitados a identificar os principais problemas de mobilidade urbana e apresenta recomendações de melhoria de gestão na área. 

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

 
Cadastre seu e-mail e receba novidades