Notícias do Portal

Plano Anual de Fiscalização

TCE-PR realiza auditoria no sistema de saneamento de Alvorada do Sul

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está promovendo, nesta semana, auditoria presencial no sistema de saneamento do Município de Alvorada do Sul, na Região Metropolitana de Londrina. O trabalho integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do órgão de controle.

A atividade é realizada pelos auditores de controle externo Gabriel de Vasconcelos Rosa, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) da Corte; e Marcelo César Piovesana Junior, da Primeira Inspetoria de Controle Externo (1ª ICE) da Casa.

A atuação de equipes multidisciplinares faz parte de uma iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do TCE-PR a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo. Os trabalhos de campo são sempre acompanhados por pelo menos um servidor da CAUD, que coordena o processo de auditoria.

 

Objetivos

Segundo Gabriel Rosa, que é gerente do PAF Saneamento, neste ano as fiscalizações na área priorizam a avaliação da gestão municipal quanto ao planejamento operacional e financeiro para o alcance dos objetivos estabelecidos no Novo Marco do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), conforme previamente definido no planejamento da unidade técnica.

A fiscalização serve ainda para verificar as ações tomadas para a universalização do acesso aos serviços públicos de saneamento básico e para a eficiência e sustentabilidade econômica do serviço; se são tomadas medidas mínimas para que o saneamento promova a saúde pública; a conservação dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente; e se o serviço de saneamento básico também conta com medidas mínimas de fortalecimento do controle social, do dever de transparência e com processos decisórios institucionalizados.

Por meio de fiscalizações como essa, o TCE-PR pretende auxiliar os administradores públicos na identificação dos principais problemas relativos à área em seus municípios, apresentando ainda recomendações de melhorias na gestão. Caso sejam detectadas ilegalidades graves, também podem ser abertos processos de Tomada de Contas Extraordinária ou de Representação, conforme o caso.

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Cadastre seu e-mail e receba novidades